terça-feira, julho 12, 2005

Conheço uns olhos redondos,
Como olhos de mal-me-quer,
Que um menino pobre tem
E a gente fixa sem querer!
Pensativos, magoados,
Têm por amigo um cão,
Que o menino achou no palheiro,
Onde por vezes dormia,
E a que deu protecção!
Ontem vi os dois sentados
À porta da padaria!...
- O cão mastigava um osso,
E o menino roía
As côdeas duras do pão!
E nos seus olhos redondos
Como olhos de mal-me-quer,
Fixei os meus sem querer,
Para os retirar aflita!

Aprendera eu nos seus olhos
Que ele não vê o que engole,
E estava a comer pão mole
E carne, que não havia
No osso, que o cão comia.
Estava escrito nos seus olhos
Que ele só come o que quer...
Escolhera naquele dia,
Para comer pão quentinho,
O perfume sem igual
Da porta da padaria!
Que rico és sem saber!
Menino que tens um cão
E uns olhos, tristes, redondos,
Como olhos de mal-me-quer!...
Paisagem

(Maria José Travelho Rijo)


8 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Hoje tenho 80 anos, escrevi esses poemas que voce cita na casa dos 20. Obrigada a tantos anos de distância pela sua atenção.
Realmente:
Não sou principio nem fim
sou um ponto no caminho
daquela linha partida
que ia de Deus para mim.
um abraço

Maria José Travelho Rijo

3:10 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Quem é você?
Gostava imenso de a conhecer.
Mostre-se, por favor.
Um abraço
Maria José travelho Rijo

4:27 da tarde  
Blogger lisa disse...

Olá
Eu sou a lisa, tenho raízes alentejanas e há doze anos vivo no algarve.
Apenas gostei da sua escrita e resolvi colocá-lo aqui no meu blog.
Obrigada a si por me visitar.
Beijo daqui das minhas noites de lua cheia.

4:52 da tarde  
Blogger lisa disse...

Deixo o meu email: lisazul1@sapo.pt.

Um beijo.

4:55 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

será que a Lisa é filha da minha querida Lita e neta da minha grande e saudosa amiga - Ana?
Será que a tive ao meu colo quando nasceu?
O seu nome não é tão vulgar que não dê para sonhar...
Um beijo - Maria José

1:47 da tarde  
Blogger lisa disse...

Olá Maria José.
Tenho imensa pena mas não sou a pessoa que está a pensar.
Até porque lisa é o meu "apelido"
o meu nome mesmo é Elisete.
De qualquer maneira gostei imenso de a ter aqui nas minhas noites de lua cheia.
Volte sempre que desejar.
Um beijo amigo, lisa.

7:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

não acertei, mas ganhei uma amiga nova o que me deu muita alegria
um beijo
MARIA JOSÉ

5:13 da tarde  
Blogger Unknown disse...

ola meu nome é Sirlene Travelho sou Brasileira e meus avós Portugueses. Manoel Maria Travelho, ele veio para o Brasil por volta da 2 guerra mundial, ele era de Avero, será que tem ligação com Maria Rijo Travelho, meu e-mail é sirlene.ta@gmail.com.

Obrigada

7:53 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial